HOME
PALESTRAS
QUESTIONÁRIO
Cadastre-se
Depoimentos
Comente
Teste seu computador
Dúvidas técnicas

  Apoio educacional:
 
 
 
 

   
esqueci minha senha


 
  DÚVIDAS TÉCNICAS

Aqui você encontra as respostas detalhas para as dúvidas técnicas mais comuns e as recomendações para possíveis soluções de problemas.

Clique sobre a "dúvida" para ver a resposta. Caso não consiga solução, entre em contato conosco através do e-mail suporte@webmeeting.com.br.

Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer modificações do seu computador, aqui sugeridas apenas como possíveis soluções para problemas. Essas modificações, são de responsabilidade do usuário, bem como quaisquer conseqüências delas decorrentes. Se desejar medir a velocidade da sua conexão, clique aqui.

Clique sobre a "dúvida" para ver a resposta:

1. A apresentação não começa nunca! A tela fica parada e nada acontece. Por quê?

2. Não consigo ver ou ouvir a apresentação. O que devo fazer?
 
3. Eu tenho banda larga. Mas, mesmo assim, ao assistir à palestra acontecem muitas interrupções. Por quê?

4. Qual deve ser a minha conexão de internet para assistir às apresentações?

5. Meu plano de banda larga tem uma cota mensal de transferência. Assistir a um programa de 1 hora não vai fazer com que eu ultrapasse essa cota mensal?

6. O que é um WebMeeting?

7. Quais as configurações mínimas do meu computador para assistir às apresentações?

8. Como saber qual é a versão do meu Windows?

9. Como saber qual é a versão do meu Windows Media Player?

10. O que é o Windows Media Player?

11. Eu não tenho o Windows Media Player instalado; ou tenho, mas gostaria de atualizá-lo, pois quero estar com a versão mais nova. Como devo proceder?

12. É necessário fazer algum download para assistir às apresentações?

13. Meu computador não tem placa de som. É preciso ter uma?

14. Eu não consegui assistir ao evento ao vivo. Vou poder acessar o conteúdo da apresentação, mesmo assim?

15. Estou vendo a tela cortada. Não consigo visualizar a tela inteira. O que pode estar acontecendo?

16. Como verifico qual é a resolução de tela atual do meu computador?

17. Como eu devo proceder para alterar a resolução do meu computador?


18. Ainda estou com dúvidas. O que devo fazer?



Respostas:

1. A apresentação não começa nunca! A tela fica parada e nada acontece. Por quê?

Os poucos relatos deste tipo de problema normalmente estão relacionados ao uso de firewall. Alguns firewalls impedem o acesso a vídeos via internet, por temerem que esse tipo de arquivo possa ser potencialmente perigoso. Para acessar a apresentação, pode ser necessário que você desligue o seu firewall temporariamente.

Mas, calma! Não precisa ficar com ele desligado (mesmo porque, não é bom deixar seu computador desprotegido). Faça o seguinte: desligue-o, acesse a apresentação e, depois que o vídeo estiver rodando, pode voltar a ligá-lo novamente. Serão apenas alguns instantes com ele desligado.

Você pode estar também com uma configuração muito restritiva do seu Internet Explorer, que esteja impedindo o acesso à páginas com javascript ou outros recursos. Talvez seja necessário colocar a segurança em nivel Médio (que é o default). Para fazer isso, siga os seguintes passos:

- Abra o seu Internet Explorer
- Clique sobre o menu Ferramentas e selecione o item Opções da Internet
- Será aberta uma janela. Na parte superior há várias abas. Seleciona a aba Segurança.
- Certifique-se de colocar a segurança da Internet em nível Médio.
- Clique na aba Avançadas
- Na parte inferior da janela, clique no botão Restaurar Padrões
- Clique no botão Ok para fechar a janela
- Feche o Internet Explorer, volte a abrí-lo e tente acessar novamente a página desejada.

<voltar

------------------------------------------------------------

2. Não consigo ver ou ouvir a apresentação. O que devo fazer?

Alternativa 1: Instalar os CODECS

É possível que estejam faltando alguns arquivos para que o seu Windows Media Player consiga "tocar" o vídeo e o som da maneira adequada. Esses arquivos que podem estar faltando chamam-se CODECs, e são utilizados para a transmissão do vídeo e áudio. Para resolver isso, basta fazer o download de um arquivo, que vai fazer a instalação desses CODECs que eventualmente estejam faltando.

Acesse o seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/br/format/codecdownload.aspx.

Através dele, você poderá fazer o download de um pacote de instalação com estes CODECs. Selecione qual versão deseja baixar, de acordo com o seu Windows Media Player (Como saber qual é a versão do meu Windows Media Player?). Após o download, basta executar o arquivo e seguir as instruções nele contidas, para concluir o processo de instalação.


Alternativa 2: Você está usando firewall que está bloqueando seu acesso


Existem alguns poucos relatos de alguns firewalls que impedem o acesso a vídeos via internet, por temerem que esse tipo de arquivo possa ser potencialmente perigoso. Para acessar a apresentação, pode ser necessário que você desligue o seu firewall temporariamente.

Mas, calma! Não precisa ficar com ele desligado (mesmo porque, não é bom deixar seu computador desprotegido). Faça o seguinte: desligue-o, acesse a apresentação e, depois que o vídeo estiver rodando, pode voltar a ligá-lo novamente. Serão apenas alguns instantes com ele desligado.

Você pode estar também com uma configuração muito restritiva do seu Internet Explorer, que esteja impedindo o acesso à páginas com javascript ou outros recursos. Talvez seja necessário colocar a segurança em nivel Médio (que é o default). Para fazer isso, siga os seguintes passos:

- Abra o seu Internet Explorer
- Clique sobre o menu Ferramentas e selecione o item Opções da Internet
- Será aberta uma janela. Na parte superior há várias abas. Seleciona a aba Segurança.
- Certifique-se de colocar a segurança da Internet em nível Médio.
- Clique na aba Avançadas
- Na parte inferior da janela, clique no botão Restaurar Padrões
- Clique no botão Ok para fechar a janela
- Feche o Internet Explorer, volte a abrí-lo e tente acessar novamente a página desejada.


Alternativa 3: Se você vê o vídeo mas não ouve o som

É possível que o som do seu computador não esteja funcionando! Pode parecer óbvio, mas é comum as pessoas colocarem o áudio em "mudo". No canto inferior direito da tela do seu Windows, próximo ao reloginho, há um ícone similar a um auto-falante. Dê um duplo-clique sobre ele e certifique-se de que não há nenhum item em modo "mudo" ou com o volume zerado.
Certifique-se, ainda, de que sua caixa de som e os cabos que saem do computador para ela estejam conectados corretamente.

<voltar

------------------------------------------------------------

3. Eu tenho banda larga. Mas, mesmo assim, ao assistir à acontecem muitas interrupções. Por quê?

Este problema em causado por problemas de velocidade na sua conexão com a internet. Mesmo em conexões de banda larga é possível que, durante o momento em que você acessou a apresentação, sua operadora de banda larga ou sua rede interna (caso esteja compartilhando o link de internet com outros computadores) estivessem com velocidade reduzida, por excesso de tráfego ou por problemas técnicos. Neste caso, não há nada a fazer, a não ser esperar até que a velocidade normal seja estabelecida.

Algumas possíveis soluções:

1. Procurar acessar em momentos que o tráfego na sua rede (ou na operadora) tenda a ser menor. Mas isso não é interessante caso sua intenção seja assistir ao evento ao vivo...

2. Talvez seja necessário aumentar a velocidade da sua banda larga. Lembramos que a velocidade mínima para assistir é de 128 kbps, mas é altamente recomendável o acesso por links de 256 kbps ou mais, para um melhor desempenho. Mesmo assim, muitas operadoras só garantem 10% da velocidade contratada. Assim, pode haver momentos em que, mesmo com um link de 256, sua velocidade esteja bem abaixo disso. Isso felizmente tem sido cada vez mais raro, mas ainda acontece – e pode estar sendo o seu caso.

3. Você pode estar compartilhando o sua conexão com outros usuários em uma rede. Isso faz com que o acesso à internet fique mais lento. Evite compartilhar sua conexão ou procure instruir os outros usuário a não usar ao mesmo tempo que você (se você for uma pessoa bem importante :-)

4. Desligue softwares de peer-to-peer, como Kazaa, E-mule, Morpheus, etc. Esses softwares muitas vezes estabelecem muitas conexões simultâneas, na tentativa de mandar e receber arquivos. Isso pode fazer com que sua velocidade de acesso seja consideravelmente reduzida.

5. Evite navegar em outros sites ou acessar e-mail enquanto assiste aos vídeos.

Se você desejar medir a velocidade atual do seu link de internet, clique aqui.

<voltar

------------------------------------------------------------

4. Qual deve ser a minha conexão de internet para assistir às apresentações?

É altamente recomendável que você acesse a internet através de uma conexão de banda larga (Speedy, Ajato, Virtua, Velox, etc). Por conter transmissão de vídeo, áudio e imagem integrados, o site requer uma conexão de internet com boa velocidade. Qualquer conexão de banda larga, a partir de 128 kbps, é adequada para assistir.

Por isso, recomendamos não utilizar conexões comuns, via telefone, pois estas em geral só têm velocidade para que se ouça o áudio.

É interessante, ainda, que se evite utilizar conexões de banda larga compartilhadas entre vários computadores. Muitas pessoas acessando simultaneamente uma mesma conexão pode comprometer a velocidade de acesso. Leia o item 3 para mais detalhes.

<voltar

------------------------------------------------------------

5. Meu plano de banda larga tem uma cota mensal de transferência. Assistir a um programa de 1 hora não vai fazer com que eu ultrapasse essa cota mensal?

Por ficar tranqüilo(a), porque não vai, não. Normalmente as operadoras de banda larga oferecem cotas razoavelmente grandes de tráfego mensal (normalmente a partir de 4 GB/mês para os planos mais básicos). Em geral, um programa de 1 hora com vídeo, áudio e slides em nosso site consumirá apenas 50 MB, que representa apenas 1,25% da sua cota. Você precisar assistir a mais 80 horas de palestras por mês para atingir os 100%.

Por isso, fique tranqüilo(a)! Sua cota tende a ser mais do que suficiente para você navegar o quanto quiser na internet...

<voltar

------------------------------------------------------------

6. O que é um WebMeeting?

WebMeeting é a transmissão de eventos via internet. Através da web, você poderá ver, ouvir e interagir com os palestrantes ao vivo. Mesmo que perca a transmissão, você poderá rever a apresentação posteriormente, exatamente como no evento ao vivo.

<voltar

------------------------------------------------------------

7. Quais as configurações mínimas do meu computador para assistir às apresentações?

A configuração mínima para os computadores é:

- Pentium III ou similar
- Placa de vídeo com resolução 1024 x 800 linhas – 16 bits
- Placa de som
- Internet Explorer versão 5.5 ou superior - Windows 98 ou superior
(Windows 2000 ou superior recomendado)
- Windows Media Player 6.4 ou superior (este software é instalado
(automaticamente com o Windows - ver item 9)
- Acesso à internet com conexão de banda larga, com velocidade mínima de 128 kbps. Conexões com velocidade inferior a esta, embora possibilitem o acesso, permitem qualidade muito baixa, e não são recomendadas.

Lembre-se: essas são as configurações mínimas requeridas para assistir. Porém, configurações superiores contribuem bastante para otimizar a qualidade e velocidade do acesso.

<voltar

------------------------------------------------------------

8. Como saber qual é a versão do meu Windows?

Em geral, basta clicar sobre o botão INICIAR, no Windows, e observar uma barra azul vertical, que fica no lado esquerdo da tela. Caso esta barra não esteja visível, siga estes passos:

- Clique com o botão da direita sobre o Meu Computador

- Selecione o item Propriedades

- Será aberta uma janela, em que há uma telinha de computador do lado esquerdo. Nesta tela, na parte superior, está escrito qual é a versão do Windows instalada no computador

<voltar

------------------------------------------------------------

9. Como saber qual é a versão do meu Windows Media Player?

Siga os seguintes passos:

- Clique no botão INICIAR do Windows.
- Selecione o item Programas / Acessórios / Entretenimento
- Selecione o ícone Windows Media Player
- Após aberto o programa, clique no menu Ajuda
- Selecione o item Sobre - Na janela aberta está a informação sobre qual é a versão do Windows Media Player

Recomenda-se o uso de Windows Media Player 7 ou superior para melhor performance.

<voltar

------------------------------------------------------------

10. O que é o Windows Media Player?

Windows Media Player é um software que já faz parte do Windows e é acionado automaticamente durante a transmissão de áudio e vídeo. A versão mínima recomendada para assistir às apresentações é o Windows Media Player 7 ou superior. Você não precisa abrir o Windows Media Player para assistir ao evento. Ele será acionado automaticamente, quando você entrar em uma página em que ele é necessário.

<voltar

------------------------------------------------------------

11. Eu não tenho o Windows Media Player instalado; ou tenho, mas gostaria de atualizá-lo, pois quero estar com a versão mais nova. Como devo proceder?

Visite o seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/br/mp10/default.aspx

Nele você poderá fazer o download das atualizações para o Windows Media Player. Este conteúdo é fornecido diretamente pela Microsoft.

<voltar

------------------------------------------------------------

12. É necessário fazer algum download para assistir às apresentações?

Computadores utilizando Windows 2000 ou superior, em geral, não precisarão de downloads. Entretanto, dependendo da configuração, é possível que alguns tenham que fazer. Mas não se preocupe! O seu browser (navegador de internet) irá fazer o download automaticamente, caso necessário. Você não precisa ir até nenhum endereço específico para instalar. Você só precisa fazer a autorização da instalação automática, quando aparecer a janela solicitando sua autorização.

<voltar

------------------------------------------------------------

13. Meu computador não tem placa de som. É preciso ter uma?

Sim, é preciso. As apresentações são transmitidas com vídeo, slides e áudio.

Por isso, é imprescindível ter áudio no seu computador.

<voltar

------------------------------------------------------------


14. Eu não consegui assistir ao evento ao vivo. Vou poder acessar o conteúdo da apresentação mesmo assim?

Poderá acessar, sim. Algumas horas após o evento ao vivo, o conteúdo das apresentações estará disponível para ser assistido por quem ainda não viu, ou ser revisto por quem desejar ver novamente. Basta acessar este site quando desejar, para assistir à transmissão, exatamente com a mesma qualidade de quem assistiu ao evento ao vivo.

<voltar

------------------------------------------------------------


15. Estou vendo a tela cortada. Não consigo visualizar a tela inteira. O que pode estar acontecendo?

Provavelmente você deve estar com a resolução do seu computador em 640x480 ou 800x600, que são resoluções muito baixas. Por isso, é necessário alterar a resolução do seu computador para 1024x768 ou superior. Por favor, leia o item 17.

<voltar

------------------------------------------------------------


16. Como verifico qual é a resolução de tela atual do meu computador?

Por favor, leia o item 17.


<voltar


------------------------------------------------------------


17. Como eu devo proceder para alterar a resolução do meu computador?

O procedimento é relativamente simples. Basta seguir estas instruções:

- Clique com o botão da direita do mouse sobre a Área de Trabalho do Windows (área da tela sem ícones ou sem programas)

- Selecione o item Propriedades.

- Será aberta uma janela. Selecione o item Configuração (o último na parte superior direita da janela).

- Neste momento, você pode verificar qual é a sua resolução. Para alterar, basta arrastar a barrinha horizontal, e colocar a resolução em 1024x768.

- Depois, clique em Aplicar. O seu computador irá testar se aquela resolução é válida e poderá pedir que você reinicie o computador.

- Pronto! Sua resolução estará alterada.

<voltar

------------------------------------------------------------

18. Ainda estou com dúvidas. O que devo fazer?

Entre em contato através do e-mail suporte@webmeeting.com.br

 

Windows e Windows Media Player são marcas registradas da Microsoft.
Pentium é marca registrada da Intel.
Todas as demais marcas citadas são de propriedade de seus respectivos proprietários

Condições de Uso | Política de Privacidade | Informações de Copyright | Suporte - suporte@atitude.com.br